EmpréstimoNotícias

Brasileiros podem usar o CELULAR como garantia de empréstimo; veja

O celular como garantia é uma modalidade de empréstimo muito procurada entre os negativados. Entenda como funciona e veja quais bancos oferecem a opção.

O celular deixou de ser um item exclusivo da classe alta e passou a ser indispensável para grande parte da população. Com ele, podemos fazer ligações, transferências bancárias, nos comunicar, entre outras coisas. 

Agora, o objeto ganhou uma nova funcionalidade: garantia de empréstimos. A modalidade é bem procurada, sobretudo, aos que possuem CPF negativado. Mas, existem alguns fatores que o consumidor deve levar em consideração antes de optar por ela. 

Brasileiros podem usar o CELULAR como garantia de empréstimo; veja
Nova modalidade de empréstimo permite o uso de celular como garantia – Foto: Jeane de Oliveira

Celular como garantia de empréstimo: tudo o que você precisa saber sobre a nova modalidade 

Essa modalidade de crédito permite que o solicitante use seu smartphone como garantia. Em caso de inadimplência, o aparelho é bloqueado até que a dívida seja quitada. 

A prática oferece mais segurança para as instituições financeiras, permitindo que concedam crédito mesmo a quem tem baixo score ou está negativado.

Quem pode usar o celular como garantia?

Quem tem dificuldade em obter crédito devido ao histórico financeiro, essa modalidade é uma solução viável. O celular, sendo um bem comum, pode ser usado como garantia sem a necessidade de outros bens de maior valor.

Vale destacar que comparada a outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal sem garantia, as taxas de juros são mais baixas. Além do mais, o processo de solicitação é simples e rápido. 

Quais bancos oferecem a modalidade de empréstimo?

Atualmente, as principais instituições financeiras que oferecem o celular como garantia são Super Sim e Juvo.

Justiça proíbe bloqueio de smartphone por inadimplência 

É importante destacar que em julho de 2023, uma decisão judicial proibiu que a Super Sim bloqueie o celular de clientes que não pagaram o empréstimo. 

Ou seja, existe um precedente para que o cliente com o smartphone bloqueado acione a Justiça, caso a empresa restrinja o uso do aparelho. A modalidade de empréstimo ainda gera muitas incertezas, tanto para o consumidor, quanto para os bancos que a oferecem.  

Outras opções de crédito para negativados 

Além do celular, negativados podem usar outros bens como garantia: carros, imóveis, jóias, etc. Nesses casos, o dano pode ser ainda maior, caso ele não pague as dívidas do empréstimo. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento financeiro. 

Vale destacar que existem outras opções de linhas de crédito para negativados, como cartões, consignados e financiamentos. As condições variam com a política de cada banco. Em geral, pessoas com restrições no nome pagam juros maiores ao solicitarem créditos. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo